sábado, 9 de abril de 2011

UMA ANÁLISE DO TABERNÁCULO,POR CAP MELQUISEDEC

UMA ANÁLISE DO TABERNÁCULO,POR CAP MELQUISEDEC: "
Deus determinou a Moisés que construísse o Tabernáculo, de acordo com 0 Modelo que lhe foi mostrado no Monte Sinai, conforme êxodo 25:40, que diz: “ Atenta, pois, que os faças conforme o seu modelo, que te foi mostrado no monte.” Havia uma finalidade para o Tabernáculo, a saber, seria um lugar para habitação de Deus. Ora, considerando que Deus diria mais tarde que nem os céus poderiam contê-LO, conforme lemos em Isaías 66: 1, que diz: “ Assim diz o Senhor: O céu é o meu trono, e a terra o escabelo dos meus pés. Que casa me edificaríeis vós? e que lugar seria o do meu descanso?” , podemos concluir que, na verdade, o Tabernáculo era uma verdadeira profecia efetuada por meio de utensílios, os quais eram simbólicos.A supracitada conclusão encontra esteio na Carta aos Hebreus, capítulos 9 e 10, os quais servirão de amparo para nossa análise, que adiante se segue.

O Tabernáculo era constituído de duas tendas, a primeira denominada o Lugar Santo, a Segunda Lugar Santíssimo. Na primeira estavam o Candeeiro e a Mesa com os Pães da Proposição, citado em Hebreus 9:2, e na Segunda estavam o Incensário de Ouro e a Arca da Aliança, toda coberta de ouro em redor, na qual estavam as tábuas do Pacto, e sobre a Arca os Querubins da Gloria que cobriam o Propiciatório - Hebreus 9: 3-5.

O livro de Êxodo, capítulo 40: 29,30, nos esclarece que fora das referidas tendas, à porta do Tabernáculo, havia ainda o Altar dos Holocaustos e a Pia de Cobre, onde os Sacerdotes se lavavam quando iam exercer o ofício sacerdotal. Portanto, a ordem dos utensílios, de fora para dentro, era a seguinte: Altar dos Holocaustos, a Pia de Cobre, o Candeeiro, a Mesa com os Pães da Proposição, o Incensário de Ouro e a Arca da Aliança.

O primeiro simbolismo que o autor aos Hebreus nos ensina é que a primeira tenda, isto é , o Lugar santo simbolizava o Antigo Pacto, enquanto que o Lugar Santíssimo simbolizava a Nova Aliança, conforme lemos em Hebreus 9: 6-9, que diz: “Ora, estando estas coisas assim preparadas, entram continuamente na primeira tenda os sacerdotes, celebrando os serviços sagrados; mas na segunda só o sumo sacerdote, uma vez por ano, não sem sangue, o qual ele oferece por si mesmo e pelos erros do povo; DANDO O ESPÍRITO SANTO A ENTENDER COM ISSO, QUE O CAMINHO DO SANTUÁRIO NÃO ESTÁ DESCOBERTO, ENQUANTO SUBSISTE A PRIMEIRA TENDA, QUE É UMA PARÁBOLA PARA O TEMPO PRESENTE, conforme a qual se oferecem tanto dons como sacrifícios que, quanto à consciência, NÃO PODEM APERFEIÇOAR AQUELE QUE PRESTA O CULTO;”

Ora, irmãos, se NÃO PODE, é porque é fraco e inútil. Daí, o relato bíblico dos Evangelhos de que quando Cristo expirou na cruz o Véu do santuário se rasgou de cima a baixo, ou seja, por ação Divina, pois qualquer ser humano ao rasgar uma cortina( eu sei que o véu era espesso) , rasgá-la-ia de baixo para cima. Portanto, o rasgar do véu simboliza que o acesso à presença de Deus está livre para todos os homens que crêem e seguem a Cristo Jesus, estando a Primeira tenda, ou seja, o Primeiro Pacto ab-rogado, conforme lemos em Hebreus 7:18 que diz: “ Pois, com efeito, o mandamento anterior é AB-ROGADO por causa da sua FRAQUEZA E INUTILIDADE”.
Continuando a análise do simbolismo dos utensílios do Tabernáculo, vemos que:

A) O Altar dos Holocaustos simbolizava Cristo sendo oferecido como O Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo – João 1:29. Atente para o fato que o caminho para o interior do Tabernáculo, cuja finalidade é o acesso à presença de Deus, se inicia com o derramamento de sangue, ou seja, um sacrifício expiatório;

B) A Pia de Cobre simbolizava a lavagem pela Palavra de Deus que o homem deve Ter quando quer seguir e adorar a Deus. Em João 15: 3, lemos: “ Vós já estais limpos pela Palavra que vos tenho falado” ;

C) O Candeeiro simbolizava a Luz de Cristo, o qual disse: “ Eu sou a Luz do Mundo, quem me segue não andará em trevas, mas terá a Luz da vida” - João 8: 12. Atente que à palavra se segue a iluminação, pois “ lâmpada para os meus pés é a tua palavra Senhor, e luz para o meu caminho” ;

D) A Mesa com os Pães da Proposição simbolizava o alimento espiritual ,que é Cristo para nossas almas - João 6: 51, quando Jesus disse: “Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne.” ;
E) O Incensário de Ouro simbolizava Cristo como o Sumo Sacerdote Eterno, segundo a Ordem de Melquisedec, vivendo sempre para interceder por nós, conforme João 17: 20 quando Jesus orou dizendo: “ E rogo não somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim”. Leia também Hebreus 7: 22,24,25 e Apocalipse 8: 3-5;

F) A Arca da Aliança significava a presença de Deus no meio do povo, e é óbvio que Simbolizava Cristo, o qual é a perfeita manifestação da presença de Deus entre os Homens - João 1: 1, 14 que diz: “1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e O VERBO ERA DEUS. 14 E O VERBO SE FEZ CARNE, E HABITOU ENTRE NÓS, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai.”

Portanto, sendo os Utensílios do Tabernáculo sombra, ou seja, simbólicos, sua finalidade foi concluída, pois depois que veio a substância, isto é, aquele que era representado pelos referidos utensílios, a saber, Cristo, já não há mais necessidade de tais símbolos. O Cristão, quer seja de procedência Judaica ou gentia, não deve mais fazer uso de tais utensílios, como se o fossem sagrados, tendo os mesmos se tornado meras peças decorativas. Doutra forma, ou seja, supondo alguém que tais utensílios ainda sejam santos, estaria a ponto de praticar uma abominação, apostatando da Fé, pois se o Candeeiro fosse santo, o Altar dos Holocaustos ainda o seria, logo justificando, em tese, o oferecimento de um animal num Altar dos Holocaustos, pois o que tal o fizesse estaria, na verdade, desprezando o sacrifício de Cristo na cruz do Calvário, estando pisando o Filho de Deus e tendo por profano o Sangue da Aliança Eterna, conforme lemos em Hebreus 10: 28,29.


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